“Para falar eu canto, quero que saiba o quanto me faz bem, me faz bem, me faz bem… (Me haces bien – Jorge Drexler)”
Você gosta de cantar?
Eu amo! Cantar faz parte da minha vida, é meu trabalho, meu lazer e minha terapia. E por isso hoje decidi escrever um texto sobre cantar, sobre como é bom e como faz bem soltar a voz.
Que cantar é uma delícia e é super divertido, provavelmente você já deve ter percebido. Mas você sabia que se expressar através do canto também faz bem pra sua saúde?
Ao cantar produzimos serotonina, um neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e bem-estar. Então é bem provável que você se sinta melhor durante e depois de cantar.
Cantar melhora sua postura, pois para cantar você naturalmente se posiciona com a coluna mais ereta, pois assim facilita sua respiração.
Com práticas de canto você pode ampliar sua capacidade pulmonar, trabalhar seu músculos abdominais, oxigenar suas células e seu cérebro.
Cantando podemos ainda auxiliar no nosso desenvolvimento cognitivo e ajudar a exercitar nossa memória. Aprender uma nova música e cantá-la envolve memorização da letra, da melodia, do ritmo, etc.
Já chega de motivos pra cantar ou quer mais? Aposto que essa hora você já deve estar cantorolando ai, né?
Além de tudo isso, cantar também lhe permite ampliar sua expressividade, sua criatividade, diminuir a timidez, e elevar a sua auto-confiança. Cantando você é capaz de expressar sentimentos guardados em você, que talvez não consiga colocar pra fora de outras maneiras.
É comprovado cientificamente que cantar traz benefícios a sua saúde. Quanto as questões energíticas, cantar ativa a região central do nosso corpo (abdominal), que está ligada as emoções.
Então, depois de saber disso tudo – Cante. Hoje, amanhã e sempre.
Cante onde for, em qualquer lugar. Seja limpando sua casa, no seu quarto, ouvindo sua música favorita no carro, sei lá. Convide alguém pra cantar com você, cante em um grupo de amigxs, em um coro, faça aulas de canto (pergunte-me como). Você até pode decidir ficar cantando só no chuveiro mesmo (mas com ele desligado, pra não desperdiçar água, combinado?…hihihhihi).
Se você gosta de cantar, cante mesmo, pra valer, sem medo de ser feliz. Soltar a voz e cantar, sem julgamentos, sem repressão, vai te empoderar, te motivar e te dar mais segurança. Pode confiar.
No próximo texto trarei algumas dicas de como você pode cuidar da sua voz e mantê-la saudável. Não perca. Até logo.