Há quase dois anos morando em Berlin, posso dizer que morar fora do meu país me trouxe muitos desafios. E um deles, que aperta o coração é lidar com a distância. É forte a saudade da família, da nossa cultura, nossos costumes, etc.
O número de estrangeiros em Berlin é muito grande. A comunidade de Brasileiros por aqui, cresce mais a cada dia. São pessoas que por diversos motivos decidiram deixar seus países e fazer suas vidas por aqui. Alguns vem sozinhos, para estudar, trabalhar, outros trazem também suas famílias ou constroem família aqui. Cada um tem sua história, mas a grande maioria compartilha de algo em comum – A saudade.
Pra tentar diminuir um pouquinho essa distância, as pessoas se reúnem e criam pedacinhos do Brasil aqui em terras germânicas. E acredito que isso ocorra com estrangeiros em todos os lugares do mundo. Veja abaixo o que aprontamos por aqui pra matar a saudade de casa.
Se tem uma coisa que aproxima as pessoas e alegra o coração é uma boa festa, com muita música e comidas típicas, não é mesmo?
A Festa Junina teve sua origem na Europa, foi levada para o Brasil onde absorveu particularidades de cada região. Hoje é uma das maiores festas populares, sendo celebrada de Norte a Sul do nosso país.
E essa linda festa também é comemorada aqui em Berlin. Uma tradição tão forte não poderia passar em branco. Não é mesmo?
Há várias festas organizadas pela cidade no mês de junho. Grupos culturais, estabelecimentos comerciais e escolas também promovem Festas Juninas.
No dia 22 de Junho o Kindergarten Primavera realizou uma linda Festa Junina. Crianças brasileiras, portuguesas, africanas e alemãs puderam interagir e celebrar o momento, que contou com apresentações dos alunos e comidas típicas.
Agora, veja um pouquinho do que rolou na Festa Junina da Bilingua e.V. que ocorreu no dia 30 de Junho.
Foi uma festa muito animada organizada pelas famílias e equipe de professores da Bilingua.
A Bilingua e.V. é uma entidade sem fins lucrativos, que proporciona a famílias falantes do português a oportunidade de vivenciar sua cultura de origem (brasileira, portuguesa, africana) fora de casa, organizando diversas atividades culturais em português e alemão. A Bilingua surgiu há dez anos, através da iniciativa de um grupo de mães que se reuniam pra cantar canções em português pra suas crianças e trocar experiências entre si. E com o passar do tempo o grupo foi crescendo e aos poucos desenvolvendo outras diversas atividades para dar suporte aos falantes de língua portuguesa em Berlin. Para conhecer mais sobre os projetos da Bilingua, acesse: http://berlin-bilingua.de/pt/bilingua-berlin/
Cada família trouxe um prato típico e muitas pessoas ajudaram na decoração da festa.
A festa contou com a performance de um grupo de professoras que interagiram com as crianças e famílias, fazendo brincadeiras, cantando e dançando ritmos tradicionais do Brasil, como o Baião, Côco, Cacuriá e Carimbó.
Além disso, não podia faltar a famosa dança junina – Quadrilha.
Em ambas as festas que pude participar, a alegria era contagiante. Foram valiosos momentos de interação, de trabalho em equipe, e parceria entre a comunidade, sejam falantes de português ou alemão. Com essa festa tivemos a oportunidade de celebrar nossas tradições, mesmo estando longe do nosso país. Além disso, esses eventos são importantes para que as crianças que estão crescendo aqui, conheçam, e aprendam desde cedo a respeitar e valorizar a cultura do seu país de origem.
Um grande abraço à todos, até a próxima.