Hoje é um dia especial, pois comemora-se o Dia Mundial da Voz. Essa data foi criada para chamar a atenção das pessoas aos cuidados e preservação da voz. Então, no texto de hoje teremos algumas dicas pra você que ama cantar e quer manter sua voz sempre saudável.
Já conheci várias pessoas que me disseram coisas do tipo: “Eu amo cantar, mas não sei cantar direito”, “Eu sou muito desafinado”, “Eu queria tanto saber cantar”, “Eu não tenho voz pra cantar” ou “Pra cantar tem que ter o dom”. Já ouvi essas frases diversas vezes, e elas vieram carregadas de sentimentos como frustração ou vergonha. Hoje trago uma boa notícia pra você que também pensa ou alguma vez já pensou dessa maneira.
Você pode cantar. Não desista!
Saiba que cantar, assim como qualquer outra habilidade, para desenvolvermos exige treino. A gente sabe que algumas pessoas apresentam maior facilidade do que outras, mas acredite, com estudo, prática e persistência, você também poderá alcançar seus objetivos musicais.
Você pode cantar sem técnica? Pode, claro. É recomendável? Definitivamente, não. Da mesma maneira que não é recomendado você praticar uma atividade física sem antes fazer um aquecimento, alongamento, pois pode se lesionar. Entende?
Falar ou cantar por longos períodos de tempo, sem ter os cuidados adequados com a voz, podem prejudicar suas pregas vocais, causar dor, rouquidão, afonia, calos nas pregas vocais e outras complicações, sendo necessário até mesmo intervenções cirúrgicas para casos mais graves.
A nossa voz apresenta características únicas, tal como as nossas impressões digitais. Com técnicas e exercícios somos capazes de controlar melhor a nossa produção vocal, porém há características anatômicas não mutáveis, como por exemplo, o timbre. O timbre é uma característica única, e podemos dizer que ele dá um toque especial na sua forma de cantar.
Um ponto importante na hora de cantar é a afinação, e ela está diretamente ligada a respiração, a homogeneidade, a percepção auditiva e a altura (tonalidade). Se você cantar em um tom inapropriado para sua tessitura vocal, ou se apresenta dificuldade em controlar a emissão de ar na hora de cantar, ou se tem dificuldade auditiva, é bem possível que você irá desafinar.
Cada pessoa possui uma tessitura e uma extensão vocal. Tessitura vocal é um conjunto de notas que você emite com clareza, sem dificuldade, com qualidade sonora, de maneira confortável e natural. Já a extensão vocal é um conjunto maior de notas que você consegue emitir (da mais grave a mais aguda), porém com um pouco mais de dificuldade e menor qualidade sonora. Através da prática de técnica vocal você consegue ampliar a sua tessitura, ou seja, você estuda, treina e assim consegue emitir uma quantidade maior de notas com qualidade, sem forçar e sem causar danos a sua voz. É um processo gradual e exige exercícios diários.
Há também algumas questões que podem lhe trazer dificuldade ao cantar, como por exemplo; tensões nos músculos cervicais (ombro e pescoço), problemas respiratórios (rinite, sinusite, tosse, bronquite, etc.) e fatores psicológicos (medo, timidez, auto-crítica exagerada, insegurança…). Todos esses aspectos podem interferir na qualidade de sua emissão vocal e comprometer sua afinação. Fique atenta(o) a alterações na sua voz. Se sentir desconforto ao cantar/falar, procure ajuda profissional de Fonoaudiólogas(os) ou otorrinolaringologistas.
Veja alguns cuidados para manter sua saúde vocal
Hidratação
Além de beber água, hidratando seu corpo como um todo, há também uma outra maneira muito utilizada por cantoras(es) para hidratar as pregas vocais – A inalação com soro fisiológico. Para isso você irá precisar de um nebulizador/inalador.
Alimentação
Se você vai cantar, o ideal é optar por uma alimentação mais leve e natural. Tente evitar alimentos gordurosos, bebidas geladas, bebidas gasosas, álcool e cigarros, pois podem interferir na sua emissão vocal. A maçã é a queridinha entre as(os) cantoras(es), pois é rica em pectina, uma substância com ação adstringente, que e auxilia na limpeza da laringe e das pregas vocais, evitando o acúmulo de secreção (pigarro) nessa região.
Treinamento vocal (Técnica Vocal)
- Exercícios de relaxamento/ alongamento muscular (Principalmente para a região cervical)
- Exercícios de respiração (Focando no uso do diafragma)
- Aquecimento vocal/Vocalizes (Isso irá trabalhar a sua resistência e extensão vocal. Treinar escalas, articulações e vibrações labiais, ressonâncias, variações de alturas, dinâmica, etc)
- Desaquecimento vocal (Quando cantamos nossa voz está aquecida, e com isso mais intensa. Após terminar de cantar é importante fazer alguns minutinhos de desaquecimento vocal, tentar falar com mais suavidade e até manter-se em silêncio por algum tempo, se possível. Fazendo isso você evita desgastes desnecessários da sua voz)
Essas dicas valem pra todas as pessoas que usam a voz como ferramenta de trabalho (professoras(es), palestrantes, atores/atrizes, etc). Se você quiser se aprofundar no assunto, procure ajuda profissional. Aulas de canto podem ser muito úteis pra você conhecer e desenvolver melhor sua voz.
A voz é um instrumento musical poderoso que cada um tem dentro de si. Através da voz, podemos expressar ao mundo parte do que somos e como pensamos. Então, cuide com carinho da sua voz, observe seu corpo, respeite seus limites e tente não se comparar a outras pessoas. Faça sua música do seu jeito. Estude, busque fazer o seu melhor, e nunca se esqueça que o que torna sua música especial é acima de tudo o sentimento que você expressa ao fazê-la. Bora cantar e ser feliz, galera!